Gil & Elisa Moura

Gil e Elisa Moura

A Rua 4 de Infantaria, em Campo de Ourique, tem um encanto muito especial. Antes de tudo, porque assinala a memória do antigo Regimento do tempo das invasões de Napoleão. Na altura, tinha Gomes Freire ao comando.

Mas, sobretudo, esse encanto é devido a razões familiares.

Ora, meu Avô Gil, que aí viria a residir no número 10, apresentou-se no dia 3 de Outubro de 1910 no Centro Republicano da Rua de Campo de Ourique, 93. Logo recebeu instruções de Machado dos Santos para de espingarda ao ombro ir guardar a Casa da Moeda. Assim aconteceu. Contava com muita graça que nunca tinha pegado numa arma e que, apesar disso, os chefes revolucionários foram unânimes em nomeá-lo para essa missão. Assim foi, Gil, durante dois dias marchou à frente da Casa da Moeda para trás e para diante até à célebre Proclamação de Relvas à Varanda da Câmara Municipal.

Já, do lado paterno, meu Avô Albert que morava na Coelho da Rocha, no entroncamento quando olha para a 4 de Infantaria, ao saber da iminência da Revolução pelos seus amigos que mantinham ligações à Carbonária, foi à rua comprar alimentos para encher a despensa. Meteu-se em casa com mulher e filhos. Grande diferença.

Em suma, o Avô Português foi combater para a Rotunda e o Inglês meteu-se em casa à espera do fim dos combates…

Gil Moura (1888-1974) e Elisa da Conceição (1894-1978) casam em 1915. São um casal feliz. Têm cinco filhos que nascem na 4 de Infantaria. A primeira é Isabel (1916) e depois sucedem-se Carlos (1920), Rui (1922), Mário (1924) e, por último Rogério em 1925.

A mais velha, Isabel, casa com o vizinho do lado esquerdo e o mais novo, Rogério, com a vizinha da direita. Todos casam e todos continuam a residir em Campo de Ourique.

A vivenda da 4 de Infantaria deu lugar a um prédio de andares. Elisa e Gil mudam para a Coelho da Rocha bem próximo dos filhos e netos.

Em suma, Elisa da Conceição e Gil Moura são o exemplo de uma típica família, Republicana, de Campo de Ourique.

Todos os Mouras sentem o Bairro de maneira diferente. Especial. Muito especial.

Outubro 2021
Francisco George