50 ANOS

Catarina nasceu em Lisboa a 5 de outubro de 1972. A família tem raízes Orientais, em Macau.

Formada em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa em 1995, é desde logo atraída pela Administração Hospitalar. Sabia que iria lidar com a complexidade dos assuntos tutelados pelo Ministério da Saúde.

Catarina Sena gostava de ser funcionária pública. Trabalhar para o Estado. Para todos os Portugueses. A maior ambição que assume ter é sentir que o seu próprio trabalho é útil. Integrar equipas. Fazer bem.

Talvez por isso, a qualidade dos seus trabalhos é rapidamente notada.  Sobressai. Todos pretendem a sua contribuição como assessora. Assim acontece no Gabinete, na Escola Nacional de Saúde Pública ou na Direção-Geral da Saúde.

Aqui, na DGS, organiza a Parceria Público Privada da “Saúde 24”. Planeia e organiza o famoso número 808 24 24 24. Cuida de muitos outros dossiers com a mesma classe. Isso mesmo, muita classe.

Catarina Sena não ultrapassou os 47 anos. Poucas mulheres terão dado tamanha luta às células malignas do cancro da mama que iria roubar a sua vida tão cedo. Antes, a coragem marca a sua última etapa. Muita coragem. Não desiste. Firme.

A sua amizade é inesquecível.

5 de Outubro, 2022
Ana Pedroso
Eva Falcão
Francisco George