Qual a sua idade?

Artigo de opinião publicado no “Diário de Notícias” de 16 fevereiro 2022

Ora, pense na sua idade, mas apenas depois de ler a historieta que a seguir se descreve. Não espere encontrar qualquer semelhança com a idade correspondente à verdadeira. Será um simples exercício mental condimentado por humor. Uma fantasia.

O José e o Manuel são amigos desde crianças. Nasceram no mesmo ano e cresceram em Campo de Ourique. Andaram sempre juntos na escola. Mas, há muito que não se viam e nem tinham tido oportunidade de falar pelo telemóvel.

Por mero acaso, aos 20 anos de idade, em dia primaveril, cruzam-se quando um descia o Chiado e o outro subia. Abraçam-se com visível emoção, sorridentes, manifestam genuína alegria pelo reencontro. O José vira-se para o Manuel e diz-lhe com vigor:

– Ó Manuel, tens que conhecer a minha namorada! É lindíssima! É única! Verás que tenho razão! Morena de olhos verdes! Exótica! Muito meiga! Associa uma rara beleza à inteligência! É um espanto de simpatia! Está no terceiro ano de Medicina! Tens que a conhecer! Sem demoras!

– Já estou ansioso por conhecê-la, respondeu o Manuel.

Os mesmos amigos, que há muito não se viam, encontram-se, de novo, aos 40 anos. Estavam em filas distintas à espera de chegarem à bilheteira dos cinemas do Corte Inglês. Abraçam-se, comemoram ali mesmo o encontro, fazem uma festa, falam tão alto que até assustaram as outras pessoas por perto. Eis senão quando, diz o José para o Manuel:

– Ó Manuel, ainda bem que te vejo, estava há meses para te telefonar, era para te dizer que sei de um novo restaurante. Que classe! No mínimo deverá ganhar três estrelas Michelin! Ambiente único! As mesas perfeitas! Design irrepreensível! Moderno! Cores agradáveis! Tudo a condizer! Iluminação quente! Lareira a lenha, vê lá tu! Até se ouve crepitar! Tem, também, um pátio magnífico! Os empregados são todos muito atenciosos, mas não exageram. Os pratos do dia são excecionais! As entradas superam as expectativas! Nem fales das sobremesas! Carta de vinhos completíssima! Deverás ir sem demoras! Não podes falhar!

– Já estou ansioso por conhecer essa maravilha, respondeu o amigo.

Anos mais tarde, também sem planos previamente combinados, encontram-se, inesperadamente, na sala da vacinação montada à pressa na Cidade Universitária para fazerem a quarta dose da vacinação contra a nova variante Ómega da Covid-19. Já tinham 60 anos de idade. Cumprimentam-se com a habitual exuberância. Grande satisfação pelo feliz encontro para poderem matar saudades. Na ocasião, espontaneamente, diz o José para o Manuel:

– Ó Manuel, sei de um médico! Tens que lá ir! Um especialista a sério! Um tipo sai da consulta dele logo diferente! Parece outro! Desaparecem os problemas! Não deve haver outro pelas redondezas!  Diria mesmo que é uma eminência! Vê lá tu que até tem acordo com ADSE e seguros. A marcação feita online é facílima!

– Já estou ansioso por ir à consulta dele, disse o Manuel em tom decisivo, para depois, arrependido, acrescentar:

– Ó José, olha que o meu médico de família da minha Unidade de Saúde Familiar também é magnífico. Ele, enfermeira e pessoal são excelentes!

Moral da história:

A data indicada no Cartão de Cidadão pode não ser a certa! As idades mais marcantes na vida dos homens são três: a das mulheres na juventude; a dos restaurantes na idade adulta; e, por fim, a dos médicos antes do começo do envelhecimento inadiável.

Francisco George